terça-feira, 20 de agosto de 2013

Pirâmide financeira não é marketing de rede

Frequentemente isso vem refletindo ao sistema de marketing de rede problemas quanto a sua imagem devido à percepção que o público passa a ter a respeito desta forma de marketing como formato inescrupuloso e sem ética.

Como o marketing de rede é uma forma de venda direta, também conhecido como marketing multinível ou venda direta multinível, vem-se comprovando que este é um método altamente eficiente e de sucesso para compensar os revendedores diretos pela colocação e distribuição de produtos e serviços diretamente aos consumidores.

Em um conceito básico, o sistema de pirâmide é um esquema de recrutamento de pessoas, gerando renda somente do recrutamento de novos membros e da cobrança de mensalidades, sem que nenhum produto ou serviço real seja movimentado. Portanto, a recompensa ocorre apenas com a adição de novos participantes e com os investimentos destes, e não com a revenda ou a distribuição de produtos ou serviços com função comercial legítima. Algumas pirâmides financeiras até são legalizadas, o que não diminui o risco que elas oferecem.

Sem sustento comercial, o número de recrutas disponíveis é finito e, aritmeticamente, recrutas posteriores possuem menor chance de enriquecer do que os promotores do esquema. Consequentemente, este esquema tende a fazer com que os últimos a ingressarem, praticamente não possuem nenhuma chance de recuperar as suas taxas de inscrição ou de se beneficiarem com o esquema.

Na falta de um produto real, tais esquemas tentam coagir as pessoas, garantindo serem empresas legítimas que operam um plano de marketing de rede. Porém, os produtos de venda utilizados por este sistema não possuem nenhum valor de mercado por serem falsos certificados, planos de previdência privada, programas de treinamento, assinatura de revistas, descontos ilusórios, tratamentos ineficientes, seguros de vida com preços fora de mercado e outros. As pessoas recrutadas adquirem estes produtos sem perspectivas de revenda ou possibilidade de devolução do valor pago por eles.

O Marketing de Rede é um sistema de distribuição ou uma forma de Marketing que movimenta bens e serviços, do fabricante para o consumidor, por meio de uma rede de contratantes independentes. É uma maneira de organizar e remunerar revendedores envolvidos em vendas diretas. Possui um plano de remuneração de vendas diretas aberto e detalhado, no qual revendedores podem receber ganhos de várias maneiras.

Na verdade, não significa de modo algum, que todas as empresas que afirmam ser uma empresa legal de marketing de rede realmente sejam. Existem alguns lobos tentando se passar por carneirinho, mas a indústria de marketing multinível, ou o modelo de negócios em si além de legal, é muito ético. Fique atento e não se deixe enganar.

Fonte : http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/cuidado-piramide-financeira-nao-e-marketing-de-rede/50982/

Nenhum comentário:

Postar um comentário